© 2020 Comunidades Incubadoras | Política de privacidade
Programa CLDS 4G já acompanha mais de meio milhar de famalicenses
O projeto CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras), dinamizado desde julho do ano passado pela Câmara Municipal de Famalicão para promover a inclusão social dos cidadãos através de ações que contribuam para o aumento da empregabilidade e para o combate de situações de pobreza, já acompanha mais de meio milhar de pessoas.
É o caso de António (nome fictício), que com 53 anos, numa situação de desemprego e de evidentes dificuldades económicas, contou com o apoio da equipa do projeto CLDS 4G e da instituição que o acompanha, a Associação Dar as Mãos, para agarrar uma nova oportunidade de emprego, que iniciou esta semana na área da hortofloricultura, e reconstruir a sua vida.
Coordenado localmente pela ENGENHO -Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este, refira-se que o projeto tem promovido um conjunto de ações que tem permitido uma maior sinalização das situações de vulnerabilidade social existentes no território famalicense. Um trabalho de proximidade e de construção de relações de parceria desenvolvidas pela equipa do CLDS 4G em conjunto com as Comissões Sociais Inter-Freguesias, as equipas de Ação Social, o Centro de Emprego de Famalicão, empresas e entidades locais, como é o caso do Centro Qualifica de Famalicão.
Recorde-se ainda que desde que, em novembro do ano passado, iniciou um serviço de atendimento descentralizado pelas freguesias do concelho a equipa do CLDS 4G já efetuou perto de 70 atendimentos. Trata-se de um atendimento de proximidade junto dos cidadãos para que cada famalicense tenha as respostas que necessita e para que se sinta parte integrante da comunidade.
O CLDS 4G é um projeto que se desenvolve no território do município, tendo a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão como entidade promotora e a ENGENHO -Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este, como Entidade Coordenadora Local da Parceria, por convite da edilidade famalicense. Tem por objetivo envolver e (trans)formar territórios, vidas e pessoas, interconectando os agentes locais de forma a promover a capacitação, o desenvolvimento de atitudes e disposições para o emprego, para a iniciativa e para percursos de qualificação, capazes de consolidar maior coesão social e gerar um desenvolvimento económico inclusivo.
O CLDS-4G está focado num Plano de Ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo, e irá vigorar até 31 de maio de 2023, implicando um investimento no concelho de 450 mil euros.
© 2020 Comunidades Incubadoras | Política de privacidade
TUBOS d’ ENSAIO …rumo ao empreendedorismo
No final de 2020 lançamos sementes e agora iniciamos o ano de 2021 a disseminar conhecimento junto da geração mais jovem. Com a plena consciência das dificuldades que os jovens têm vindo a enfrentar, especialmente os que se encontram em fase de conclusão de estudos do ensino secundário, vendo os seus estágios comprometidos, reconhecemos a urgência na execução destas sessões.
Os tubos d´Ensaio têm como missão, estimular as capacidades empreendedoras dos alunos envolvidos, mas numa perspetiva de reforço da iniciativa, da inovação, da criatividade e também do gosto pelo risco.
ATENDIMENTO DESCENTRALIZADO PELAS JUNTAS DE FREGUESIA
CLDS 4G Comunidades Incubadoras de Famalicão – Procura Emprego ou uma Qualificação?
O CLDS 4G – Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras é um projeto que que se desenvolve no território do Município, tendo a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão como entidade promotora e a ENGENHO -Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este, como Entidade Coordenadora Local da Parceria, por convite da edilidade famalicense. Este projeto tem por objetivo envolver e (trans)formar territórios, vidas e pessoas, interconectando os agentes locais de forma a promover a capacitação, o desenvolvimento de atitudes e disposições para o emprego, para a iniciativa e para percursos de qualificação, capazes de consolidar maior coesão social e gerar um desenvolvimento económico inclusivo.
A Equipa CLDS 4G Comunidades Incubadoras iniciou, este mês de novembro, um serviço de atendimento descentralizado pelas freguesias do concelho de Famalicão.
Este serviço tem por objetivo apoiar a pessoa em situação de desemprego a encontrar uma nova oportunidade de trabalho, uma qualificação ou uma reconversão profissional.
Levar a cabo um atendimento de proximidade junto dos cidadãos, contribuindo para que cada uma destas pessoas se sinta parte integrante deste processo, constitui um dos elementos a alcançar.
Refira-se que a resposta decorrente deste serviço surge da articulação dos diferentes agentes locais que operam ao nível do Concelho no âmbito das temáticas do Emprego, da Formação e Qualificação.
Para mais informações deste Serviço, bem como locais e horários onde este acontecerá, consulte as páginas de FB de Comunidades Incubadoras e Famalicão Comunitário.
© 2020 Comunidades Incubadoras | Política de privacidade
FLORESTA DAS EMOÇÕES… uma conversa à volta da importância do Ser, do sentir e do Fazer
O CLDS 4G Comunidades Incubadoras de Famalicão, sob a alçada da ENGENHO, na qualidade de Entidade Coordenadora Local da Parceria, levou a cabo no passado dia 24 de outubro uma Ação dedicada ao Mundo das Emoções, dinamizada pela Professora Manuela Cunha.
Esta Ação ocorreu no Auditório do Grupo Recreativo de Vale S. Martinho e contou com a colaboração da CSIF Vale do Pelhe e do Projeto Há Cultura da Câmara Municipal de Famalicão.
© 2020 Comunidades Incubadoras | Política de privacidade
BOSQUE DAS EMOÇÕES
No âmbito do projeto “Comunidade Segura”, o CLDS 4G Comunidades Incubadoras, em parceria com a CSIF do Vale do Pelhe e a Proteção Civil, promoveram uma iniciativa de vigilância florestal com o propósito de sensibilizar a comunidade para o valor e para a necessidade de preservar o património florestal existente.
Casa do Empresário da ACIF acolheu Mostra de Empreendedores
/in Notícias /by Comunidades IncubadorasO CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras) dinamizou, em colaboração com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão, a iniciativa ‘Cria o Teu Próprio Emprego: Mostra de Empreendedores’ no passado dia 17 de novembro na Casa do Empresário da ACIF. A atividade contou com a presença de mais de 20 empreendedores, que apresentaram as suas ideias de negócio e as suas empresas. O Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, passou pela Casa do Empresário para conhecer de perto os vários projetos, numa mostra “reveladora da veia inovadora e empreendedora dos famalicenses”. O edil salientou que estas iniciativas “revestem-se de particular importância para os novos empreendedores”, referindo que é “com um enorme orgulho” que vê florescer no concelho mais um grupo de empresas. O Presidente da Direção da ACIF, Fernando Xavier Ferreira, também louvou a iniciativa, parabenizando todos os presentes e aproveitando a oportunidade para reforçar a importância do “espírito de entreajuda”, que deve pautar os empreendedores. Coube a Rogério Lourenço, partilhar o seu testemunho enquanto administrador da Lactilouro, recordando os primeiros anos da empresa. “No primeiro jantar de Natal (da empresa) eramos apenas quatro, hoje somos mais de 170”, referiu, acrescentando que a perseverança, a resiliência e a qualidade são algumas das características que levam a bom porto um novo negócio. Na iniciativa, que também deriva de um trabalho de parceria estratégica da CLDS 4G com o Famalicão Made IN e o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, estiveram presentes empreendedores que criaram recentemente as suas empresas por intermédio do programa ‘Cria o Teu Próprio Emprego’. Ao lado deles, estiveram também os empresários que têm sido a sua fonte de inspiração e que os têm acompanhado desde o primeiro momento, como tutores. Recorde-se que o CLDS 4G é um programa do Instituto de Segurança Social dinamizado desde julho de 2020 pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Engenho – Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este. Está focado num plano de ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo, e irá vigorar até 31 de maio de 2023, implicando um investimento no concelho de 450 mil euros.