Programa CLDS 4G já acompanha mais de meio milhar de famalicenses
O projeto CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras), dinamizado desde julho do ano passado pela Câmara Municipal de Famalicão para promover a inclusão social dos cidadãos através de ações que contribuam para o aumento da empregabilidade e para o combate de situações de pobreza, já acompanha mais de meio milhar de pessoas.
É o caso de António (nome fictício), que com 53 anos, numa situação de desemprego e de evidentes dificuldades económicas, contou com o apoio da equipa do projeto CLDS 4G e da instituição que o acompanha, a Associação Dar as Mãos, para agarrar uma nova oportunidade de emprego, que iniciou esta semana na área da hortofloricultura, e reconstruir a sua vida.
Coordenado localmente pela ENGENHO -Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este, refira-se que o projeto tem promovido um conjunto de ações que tem permitido uma maior sinalização das situações de vulnerabilidade social existentes no território famalicense. Um trabalho de proximidade e de construção de relações de parceria desenvolvidas pela equipa do CLDS 4G em conjunto com as Comissões Sociais Inter-Freguesias, as equipas de Ação Social, o Centro de Emprego de Famalicão, empresas e entidades locais, como é o caso do Centro Qualifica de Famalicão.
Recorde-se ainda que desde que, em novembro do ano passado, iniciou um serviço de atendimento descentralizado pelas freguesias do concelho a equipa do CLDS 4G já efetuou perto de 70 atendimentos. Trata-se de um atendimento de proximidade junto dos cidadãos para que cada famalicense tenha as respostas que necessita e para que se sinta parte integrante da comunidade.
O CLDS 4G é um projeto que se desenvolve no território do município, tendo a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão como entidade promotora e a ENGENHO -Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este, como Entidade Coordenadora Local da Parceria, por convite da edilidade famalicense. Tem por objetivo envolver e (trans)formar territórios, vidas e pessoas, interconectando os agentes locais de forma a promover a capacitação, o desenvolvimento de atitudes e disposições para o emprego, para a iniciativa e para percursos de qualificação, capazes de consolidar maior coesão social e gerar um desenvolvimento económico inclusivo.
O CLDS-4G está focado num Plano de Ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo, e irá vigorar até 31 de maio de 2023, implicando um investimento no concelho de 450 mil euros.
Casa do Empresário da ACIF acolheu Mostra de Empreendedores
/in Notícias /by Comunidades IncubadorasO CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras) dinamizou, em colaboração com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão, a iniciativa ‘Cria o Teu Próprio Emprego: Mostra de Empreendedores’ no passado dia 17 de novembro na Casa do Empresário da ACIF. A atividade contou com a presença de mais de 20 empreendedores, que apresentaram as suas ideias de negócio e as suas empresas. O Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, passou pela Casa do Empresário para conhecer de perto os vários projetos, numa mostra “reveladora da veia inovadora e empreendedora dos famalicenses”. O edil salientou que estas iniciativas “revestem-se de particular importância para os novos empreendedores”, referindo que é “com um enorme orgulho” que vê florescer no concelho mais um grupo de empresas. O Presidente da Direção da ACIF, Fernando Xavier Ferreira, também louvou a iniciativa, parabenizando todos os presentes e aproveitando a oportunidade para reforçar a importância do “espírito de entreajuda”, que deve pautar os empreendedores. Coube a Rogério Lourenço, partilhar o seu testemunho enquanto administrador da Lactilouro, recordando os primeiros anos da empresa. “No primeiro jantar de Natal (da empresa) eramos apenas quatro, hoje somos mais de 170”, referiu, acrescentando que a perseverança, a resiliência e a qualidade são algumas das características que levam a bom porto um novo negócio. Na iniciativa, que também deriva de um trabalho de parceria estratégica da CLDS 4G com o Famalicão Made IN e o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, estiveram presentes empreendedores que criaram recentemente as suas empresas por intermédio do programa ‘Cria o Teu Próprio Emprego’. Ao lado deles, estiveram também os empresários que têm sido a sua fonte de inspiração e que os têm acompanhado desde o primeiro momento, como tutores. Recorde-se que o CLDS 4G é um programa do Instituto de Segurança Social dinamizado desde julho de 2020 pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Engenho – Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este. Está focado num plano de ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo, e irá vigorar até 31 de maio de 2023, implicando um investimento no concelho de 450 mil euros.